Bahia Premium

K-Infra e Galápagos arrematam Rota da Celulose com desconto de 9% sobre tarifa básica

A Rota da Celulose foi arrematada nesta quinta-feira (8), pelo Conso?rcio K&G Rota da Celulose, composto pela concessiona?ria KInfra e pela gestora Gala?pagos.

Por Helena em 09/05/2025 às 12:32:55
Foto: Economia em Pauta

Foto: Economia em Pauta

A Rota da Celulose foi arrematada nesta quinta-feira (8), pelo Consorcio K&G Rota da Celulose, composto pela concessionaria KInfra e pela gestora Galapagos. O ganhador ofereceu um desconto de 9% em relac?a?o a? tarifa basica de pedagio, com um aporte de R$ 217,3 milho?es, desbancando outros tre?s concorrentes do setor financeiro. O leila?o ocorreu na sede da B3, em Sa?o Paulo.

Essa foi a segunda tentativa de conceder o trecho composto pelas rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395 e federais BR-262 e BR-267. Apos na?o atrair propostas em dezembro passado, a concessa?o passou por melhorias e se tornou um dos mais competitivos dos ultimos anos.

O Consorcio K&G Rota da Celulose tera que desembolsar R$ 10,1 bilho?es no projeto. Do montante total, R$ 6,9 bilho?es contemplam investimentos diretos e R$ 3,2 bilho?es sera?o destinados a despesas operacionais ao longo de 30 anos de contrato. A Rota da Celulose ganhou esse nome porque e formada por rodovias importantes para a cadeia produtiva da celulose no Estado.

A KInfra, que faz parte do consorcio ganhador, ja possui uma concessa?o rodoviaria. A empresa opera a Rodovia do Ac?o, concessa?o de 200,4 quilo?metros de rodovias que ligam o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Para operar a Rota da Celulose, a empresa se uniu a? gestora Galapagos, reforc?ando a presenc?a de nomes do setor financeiro no leila?o desta quinta-feira.

O grupo ganhador enfrentou tre?s concorrentes, todos com representantes ligados a? area de financ?as. Participaram o BTG Pactual, por meio do fundo Infraestrutura III, e o grupo Rotas do Brasil, composto pela gestora Kinea e a Way Brasil.

A lista de proponentes incluiu ainda o Consorcio Caminhos da Celulose, formado por pelo fundo Infra V da XP e uma serie de empresas do setor de construc?a?o: CLD Construtora, Lac?os Detetores e Eletro?nica; Construtora Caiapo, Etica Construtora, Distribuidora Brasileira de Asfalto, Conter Construc?o?es e Comercio e Contser.

Quais sa?o as obrigac?o?es da futura concessionaria?

Apos a falta de interessados na primeira tentativa de leiloar a Rota da Celulose, foram feitos alguns ajustes no edital. Entre eles, um modelo econo?mico-financeiro que reduz os investimentos obrigatorios durante os primeiros quatro anos de operac?a?o, uma das demandas apresentadas pela iniciativa privada. A projec?a?o de receita dos 20 anos de operac?a?o tambem foi alterada.

A futura concessionaria devera duplicar 115 km de rodovias, construir 457 km de acostamentos e 245 km de terceiras faixas, alem de 12 km de vias marginais. Sera?o implantados 38 km de contornos urbanos, 25 acessos, 22 passagens de fauna e 20 alargamentos de pontes. Esta?o contempladas ainda obras de arte especiais, que sa?o estruturas como pontes e passarelas, totalizando 3.780 metros quadrados.

???? ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

???? Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

???? TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

???? ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

???? FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Fonte: Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC

Comunicar erro
Apogeu Business
acaraje