Solução de e-commerce, focada em vídeos interativos e transmissões ao vivo, aparece no próprio feed da plataforma, com uma tag que redireciona para o link do produto Vender produtos em vídeos interativos e transmissões ao vivo diretamente pela rede social. Essa é a proposta do TikTok Shop, nova funcionalidade de e-commerce lançada no Brasil nesta quinta-feira (8/5), que busca facilitar a jornada do consumidor e transformar as vendas de marcas, empreendedores e criadores de conteúdo.
A solução aparece no próprio feed da plataforma, com uma tag que redireciona para o link do produto. Também existe uma vitrine e a aba da loja, onde marcas e criadores podem organizar coleções de produtos personalizadas.
Confira o passo a passo para vender no TikTok Shop:
Crie uma conta profissional e conecte sua loja por meio do TikTok Shop Seller Center para dar início à produção de vídeos e transmissões que promovam os produtos;
Forneça documentos para verificar sua empresa e as informações bancárias do negócio;
Informe um número de telefone e endereço de e-mail válidos;
Escolha o país e o tipo de empresa para a qual vai configurar uma loja, ou se vai vender usando seu próprio nome como pessoa física;
Informe o nome jurídico e o número de identificação de empregador (EIN) caso a loja seja criada para uma empresa;
Configure o endereço de depósito ou retirada da loja, incluindo a identificação do endereço físico, nome de uma pessoa para contato de preferência, CEP, número de telefone e endereço de devolução para loja;
Aceite os termos e as condições da plataforma;
Clique em "iniciar sua empresa".
Em seguida, os documentos serão verificados para a confirmação da identidade ou elegibilidade sob a legislação aplicável para a venda de produtos/serviços pelo TikTok Seller Center. Nesse momento, o usuário deverá:
Acessar a página inicial do TikTok Seller Center;
Selecionar a opção "verificar documentos";
Em "informações sobre o vendedor", selecionar o "tipo de empresa", sendo as opções "Corporação" ou "Empresa individual", seguido do nome da loja.
Para empresa individual: faça upload de uma imagem da frente e do verso do seu passaporte, documento nacional de identificação ou carteira de habilitação.
Para corporações: envie documento de identificação emitido pelo governo do representante legal, diretor da empresa ou pessoa com controle significativo (PSC); e licença ou um registro da empresa, ou outro documento oficial semelhante, que evidencie sua elegibilidade de acordo com a legislação aplicável para vender produtos/serviços pela loja;
Após a realização do upload, é só clicar em "enviar".
A candidatura da conta ficará pendente até obter aprovação do TikTok. Caso a conta não seja aprovada na análise, o usuário receberá um e-mail informando sobre como reenviar os documentos em uma nova tentativa.
Depois da verificação
Vincule uma conta bancária à sua loja para receber pelas compras e processar devoluções;
Acesse a página inicial do TikTok Seller Center;
Clique em "vincular conta bancária";
Insira o nome da conta, nome do banco, número da conta bancária, e-mail, endereço e número do prédio.
Para empresas individuais, o nome da conta deverá ser igual ao nome registrado. Já para corporações, o nome da conta precisa ser igual ao nome da empresa. "Depois de concluir essas etapas, você estará com tudo pronto para começar a adicionar produtos à sua loja", finaliza.
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Lançamento
A solução chegou em 2021 ao Reino Unido e ao Sudeste Asiático e em 2023 aos Estados Unidos. A estreia no Brasil acontece após uma série de lançamentos em outros países: Espanha (janeiro), México (fevereiro), Alemanha, França e Itália (abril).
Inicialmente, o TikTok Shop contará com cinco categorias de vendas: Beleza e Saúde, Moda, Casa e Decoração, Eletrônicos e Esportes. Quanto aos meios de pagamento, a plataforma terá o checkout nativo integrado com quatro modalidades: crédito, débito, Pix e boleto. A solução já foi lançada com cerca de 1 mil vendedores, incluindo PMEs e grandes marcas, como L'Oréal, C&A, O Boticário e Natura.
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