Bahia Premium

TikTok Shop começa a funcionar no Brasil nesta quinta

.

Por Redação em 08/05/2025 às 00:17:07
Usuários poderão comprar produtos diretamente na plataforma por meio de vídeos e transmissões ao vivo de marcas, vendedores e criadores de conteúdo O TikToK Shop chega oficialmente ao Brasil nesta quinta-feira, 8 de maio. Com a nova ferramenta, a plataforma quer facilitar a jornada do consumidor, integrando a descoberta de produtos e a finalização da compra sem sair da plataforma.

A solução de e-commerce, focada em vídeos interativos e transmissões ao vivo de marcas, vendedores e criadores de conteúdo, chegou em 2021 ao Reino Unido e ao Sudeste Asiático e em 2023 aos EUA. A estreia no Brasil acontece após uma série de lançamentos em outros países: Espanha (janeiro), México (fevereiro), Alemanha, França e Itália (abril).

A nova funcionalidade aparece no próprio feed da plataforma, com uma tag que redireciona para o link do produto. Também existe uma vitrine e a aba da loja, onde marcas e criadores podem organizar coleções de produtos personalizadas.

Inicialmente, o TikTok Shop contará com cinco categorias de vendas: Beleza e Saúde, Moda, Casa e Decoração, Eletrônicos e Esportes. Quanto aos meios de pagamento, a plataforma terá o checkout nativo integrado com quatro modalidades: crédito, débito, Pix e boleto.

A solução já será lançada com cerca de 1 mil vendedores, incluindo PMEs e grandes marcas, como L'Oréal, C&A, Boticário e Natura.

O TikTok Shop também terá programa de afiliados a partir da colaboração aberta ou direcionada. A primeira opção é visível para todos os criadores qualificados para afiliados, na qual é possível habilitar amostras gratuitas nos seus produtos. Já a direcionada é voltada para um grupo selecionado de criadores, que poderão promover os produtos com uma comissão personalizada.

A partir disso, a ferramenta pretende ampliar o alcance do micro e pequeno criador de conteúdo por meio de parcerias com grandes marcas. Nesse modelo, por exemplo, ele poderá fazer um vídeo sobre determinado produto e ser monetizado caso consiga gerar vendas entre os usuários.

Para auxiliar os vendedores, o TikTok oferecerá uma plataforma online de aprendizado, com recursos e ferramentas gratuitas para tirar dúvidas e fornecer instruções sobre como começar a vender na plataforma.

Leia também

Diversão e comprinhas

A companhia diz que a proposta de descoberta nas compras está alinhada ao entretenimento já consolidado da plataforma. Isso porque os usuários consumirão conteúdos do seu interesse, mas poderão adquirir os produtos dentro do aplicativo.

A estreia da funcionalidade no Brasil acontece após uma série de lançamentos em outros países: Espanha, no mês de janeiro, México, em fevereiro, Alemanha, França e Itália, em abril.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!

Fonte: PEGN - EDITORA GLOBO

Tags:   Pegn
Comunicar erro
Apogeu Business
acaraje