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Mudanças em sua Equipe? 01/03 - Identifique um candidato adequado: o que observar

Vamos conversar em 03 artigos sobre processo de seleção!

Por Portal Bahia Bahia em 06/05/2025 às 13:33:30

A importância de contratar o candidato certo não pode ser subestimada, pois selecionar o profissional ideal para uma vaga pode reduzir a rotatividade, aumentar a produtividade e melhorar o engajamento. Embora as habilidades técnicas sejam vitais, as habilidades sociais são igualmente críticas para o sucesso. Combinar as necessidades de uma função com as habilidades sociais de um candidato é um aspecto essencial do processo de recrutamento. Além disso, é crucial considerar como cada candidato se encaixa na cultura e nos valores da empresa.

Os benefícios de uma seleção adequada não podem ser ignorados, e a ideia de adequação à função é uma via de mão dupla. Sua empresa não deve apenas considerar as necessidades internas, mas também estar atenta aos desejos dos candidatos, uma vez que esses têm grande impacto na realização das metas.

De fato, nosso estudo global sobre trabalho em equipe revelou que 85% dos integrantes de equipes de alto desempenho ocupavam funções em que eram incentivados a usar suas habilidades e talentos individuais. Esses resultados não são automáticos, e identificar o candidato certo pode ser desafiador. A seguir, identificamos as principais áreas de foco para ajudar a reconhecer a adequação potencial de um candidato.

Compreendendo a Candidatura para uma Vaga

Identificar o profissional certo para uma função dentro da sua empresa começa com a definição clara da função em si. Esse processo deve envolver não apenas a gerência e a liderança, mas também incorporar feedback e contribuições de todas as partes interessadas que interagem com essa função. Isso pode incluir clientes, colegas de trabalho, fornecedores e colegas de outras empresas.

Além disso, em casos de alta rotatividade, as entrevistas de desligamento podem ajudar a identificar lacunas e outras áreas que precisam de atenção na função. O ponto é buscar contribuições de várias fontes, em vez de depender apenas de descrições de cargos existentes ou de um pequeno grupo para essa tarefa. Considerar o que o coletivo acredita ser essencial para o sucesso na função ajudará a pintar um quadro mais completo das necessidades da vaga.

Esses esforços também podem ajudar a definir o tipo de personalidade desejada nos candidatos. Considere a equipe ou o departamento mais amplo e que tipo de pessoa pode se encaixar na cultura que você está criando. Combinados, esses esforços podem ajudar a identificar os objetivos da função, as habilidades necessárias para o sucesso, bem como os traços de personalidade que podem ser úteis.

A partir daí, transforme o que foi aprendido sobre os deveres e os requisitos de personalidade da função em uma descrição formal do cargo. Uma descrição precisa do cargo é talvez o aspecto mais negligenciado do recrutamento e da contratação.

Se a descrição do cargo diferir muito da realidade da posição, você atrairá (e potencialmente contratará) os tipos errados de candidatos, o que pode ser custoso a longo prazo.

A cada experiência de entrevista, você pode aprimorar suas abordagens.

 Comece sua jornada com os treinamentos da Dale Carnegie.

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Emerson Alencar
CEO Dale Carnegie Educação Empresarial - Bahia


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