Bahia Premium

Hospital municipal de Feira de Santana será construído na avenida Maria Quitéria

Perfil do novo equipamento de saúde será definido após estudos técnicos

Por Portal Bahia Bahia em 15/04/2025 às 11:50:21
Foto: ACM

Foto: ACM


O hospital municipal de Feira de Santana será construído na avenida Maria Quitéria, onde funcionou a Associação de Proteção à Infância, Adolescência e Família (API), no bairro São João. A apresentação do local foi feita pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho e secretário de Saúde, Rodrigo Matos, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (15), no Paço Municipal Maria Quitéria.

Durante o ato foi assinado contrato com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, com duração de seis meses, que ficará responsável pela modelagem da Parceria Público Privada. Ainda, em pesquisar e elaborar projeto que indique as reais necessidades da população. 

"O hospital é a parte mais complexa de uma gestão pública. É o setor que mais exige investimento e equipamentos, e equipes de profissionais. Requer tempo para implanta-lo. Talvez seja esse o momento mais complexo da minha gestão, momento mais profundo da minha vida como homem público. O que propomos para Feira de Santana não é um simples hospital, mas um equipamento pujante. Estou realizando um sonho e não posso fazer com amadorismo", afirmou José Ronaldo.

Após concluído, o projeto deverá ser apresentado à gestão municipal. A partir daí será publicada a licitação pública para contratar empresa que ficará responsável pela construção e gestão da nova unidade hospitalar por meio de PPP. 

Com área total de quase 8 mil metros quadrados, a expectativa é de que o novo hospital tenha mais de 100 leitos para atender as reais demandas da população. 

"A unidade será 100% pública na prestação do serviço à população", afirmou o chefe do Executivo Municipal acrescentando que esse hospital terá participação do Estado e União. "Estou abrindo esse diálogo com todas as esferas de governo", disse.

Compromisso assumido

O gestor da pasta, Rodrigo Matos, destacou que esse hospital é mais um compromisso assumido pela administração municipal. 

"Estamos vivendo um momento histórico. Teremos um hospital robusto, moderno e, por isso precisamos fazê-lo com responsabilidade e dialogando com a sociedade", afirmou. 

O hospital será construído em área privilegiada da cidade. É um local de fácil acesso, mais adequado para uma unidade que terá leitos de terapia intensiva, leitos para cirurgias eletivas, leitos de retaguarda clínica e ambulatório. 

"É uma grande satisfação fazer o anúncio dessa unidade, que é  um sonho de toda a comunidade de Feira de Santana e que hoje começamos a realizar. Essa nova unidade vai desafogar a sobrecarga do nosso sistema de saúde", considerou o titular da pasta que também é médico por formação.

Referência materno-infantil

O gestor da Saúde também destacou que Feira de Santana já dispõe de uma unidade municipal de grande porte, o Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), que é referência no Estado em atendimento materno-infantil. 

"O Hospital da Mulher, mantido em mais de 90% pelo Tesouro Municipal, é a unidade que mais faz partos na Bahia e atende não só mães feirenses, mas pessoas de outras cidades pactuadas. Isso é motivo de orgulho para todos nós. Com o anúncio de mais essa unidade, a gestão municipal demonstra que a saúde é sempre uma prioridade", pontuou Rodrigo Matos.

Ainda, durante a coletiva, foi anunciado que a Secretaria de Saúde voltará à sua antiga sede na avenida João Durval Carneiro.

Fonte: Secom - PMFS

Comunicar erro
Apogeu Business
acaraje