Foto: Times Brasil
Na semana passada soubemos de rumores que a Prada deve pagar 1,5 bilhão pela Versace, segundo a Bloomberg.
O negócio ainda não está fechado, mas fontes a par da operação disseram que o processo não encontrou maiores riscos, e que as empresas esperam chegar a um acordo ainda nesse mês de março.
A Capri Holdings Limited, que é dona da Versace, detém as marcas Michael Kors e Jimmy Choo em seu portfólio e está revendo seu posicionamento.
Enquanto a Prada é dona das marcas Azzedine Allaia e Miu Miu. Guarde essa informação.
A Prada e a Versace são duas das marcas de moda de luxo mais icônicas da Itália. A fusão entre a Prada e a Versace criaria um gigante italiano capaz de competir com a Louis Vuitton, afirmam analistas do setor.
Ontem, Donatella Versace anunciou sua despedida da direção criativa da Versace. A marca foi fundada por seu irmão Gianni Versace em 1978 e, em 1997, após ele ser assassinado, ela assumiu o cargo e as criações da marca, mantendo o mesmo DNA do seu fundador.
“Carregar o legado de Gianni foi a maior honra da minha vida. Ele foi um verdadeiro gênio e espero também ter tido um pouco de seu espírito e sagacidade", declarou em comunicado divulgado à imprensa.
Donatella assumirá o papel de embaixadora chefe da marca a partir de 1º de abril de 2025. No mesmo dia em que o designer Dario Vitale assumirá o cargo em seu lugar. Essa transição marca a trajetória da casa italiana, que, pela primeira vez, terá um criativo assinando uma coleção sem a supervisão artística do fundador, Gianni, e de sua principal herdeira, Donatella.
Traga de volta a informação acima sobre a Miu Miu e saiba que Dario Vitale era o diretor criativo da marca. Passou pela Bottega Veneta e chegou à Miu Miu em 2010. E é reconhecido como um dos responsáveis por esse momento brilhante da Miu Miu nos últimos anos, levando a marca ao top 3 de marcas mais desejadas no Lyst Index.
A sua saída foi anunciada no final de janeiro e, agora, ele segue com a Versace como Diretor Criativo.
Essa dança das cadeiras, na minha opinião, é proposital e a intenção é tornar a Versace e a Prada, ambas marcas italianas, potências máximas quando falamos de moda luxo, fortalecendo a presença italiana no cenário da moda considerando que hoje esse domínio é francês, impulsionando a competitividade do setor.
A aquisição consolidaria a posição do grupo italiano como um dos maiores players do mercado de luxo global. Instituições bancárias já se pronunciaram, afirmando que o grupo Prada ficaria forte e competitivo tanto quanto o grupo LVMH, ao adquirir a Versace, mesmo com a grande diferença de tamanho de portfólio e de faturamento.
E com a aceitação super positiva da Versace Couture pelo grande público, braço de jeans wear da marca, a intenção é pulverizar Versace em todas as frentes, tanto como marca de entrada, como marca consolidada no luxo, assim como é a Miu Miu hoje.
Outra grande expectativas é se a Prada manterá a identidade da Versace, com seu estilo extravagante e sensual, ou se buscará uma nova abordagem.
Ficamos aqui então, aguardando os novos desdobramentos oficiais. A divulgação das informações por etapas tem gerado grande expectativa e especulação no mundo da moda, que promete mais emoções esse ano, tendo em vista a dança das cadeiras dos comandos financeiros e criativos das marcas de moda luxo internacionais.
__
???? ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
???? Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
???? TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
???? ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
???? FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Fonte: Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC